top of page

UMA PALAVRA AMIGA

Uma palavra amiga e companheira

 

O que vc consideram um verdadeiro amigo?

Quais seriam algumas qualidades de um verdadeiro amigo?

Você já foi um bom amigo? O que vc fez por ele ou ela?

 

 

  1. Um amigo exorta (corrige) quando preciso.

    1. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.  I Tess 5:11

  2. Um amigo edifica (ajuda a crescer)

    1. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.  I Tess 5:11

 

 

  1. Esperam no Senhor

    1. Mas aqueles que esperam no Senhor
 renovam as suas forças.
Voam alto como águias;
correm e não ficam exaustos,
 andam e não se cansam.  Isaias 40:31

    2. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;

    3. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Aflição

1 Pedro 1: 3-9

 

Obviamente, não desfrutamos de tempos de julgamento ou conflito. Apesar da certeza que temos de que Deus estará sempre ao nosso lado através de qualquer circunstância (Hebreus 13:5), ainda é natural temer e lamentar tais ocorrências.

 

Em dificuldades, no entanto, muitas vezes esquecemos as palavras que Cristo falou em João 16:33. Nós ouvimos e certamente nos relacionamos com a primeira parte de Sua instrução: "No mundo terás tribulação". Todos enfrentamos problemas suficientes para saber que não é possível evitá-los completamente. De fato, Jesus dá um passo adiante afirmando que nossa fé Nele realmente levará a mais ataques e críticas (15.18-20). Verdadeiramente é impossível para um cristão devotado viver sem problemas em um mundo hostil a Deus.

 

O que tendemos a perder na declaração de Jesus, no entanto, é a segunda metade do verso. Depois de entregar a "má" notícia de que teríamos tribulação em nossa vida, Ele oferece uma palavra de esperança: "Mas tenha coragem! Tenho vencido o mundo. "Note que Ele não disse:" Eu vencerei ", mas sim:" Eu venci. "Em Cristo, a vitória já foi vencido. Ele tem vitória sobre todas as coisas. Mesmo a maior ameaça do mundo, a própria morte, já foi derrotada por Jesus Cristo.

 

A vida certamente não é fácil. No entanto, temos um Deus amoroso que não só entende o nosso sofrimento, mas também escolheu experimentá-lo. Porque Ele fez, agora podemos reivindicar a participação na vitória final sobre cada tentativa de vida.

 

I Pedro 3:9 – Salmo 3:8 – I João 5:4 – Josué 10:8 – I Cor 15:57 –

I Cor 10:13

AQUELE QUE HABITA NO ABRIGO DO ALTÍSSIMO

AQUELE QUE HABITA NO ABRIGO DO ALTÍSSIMO

 

O Salmo 91: 1-2 tornou-se uma das minhas passagens favoritas da Escritura:

Quem habita no abrigo do Altíssimo

Descansará na sombra do Todo-Poderoso.

Dir-vos-ei do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza,

Meu Deus, em quem confio ".

(Ênfase minha)

 

Quando a vida está drenando e não parece haver tempo ou lugar para descansar, essas palavras são tranquilizadoras, reconfortantes e encorajadoras. Quando as coisas parecem ser o pior, eu tendem a ficar um pouco negativo, ea maioria de nós é assim. Nossa tendência natural é descer e perder o que Deus pode estar fazendo em nossa situação.

Quando me encontro nesses lugares negativos, minha meta se torna reprogramar minha mente para afastar o negativo, e dizer do Senhor que Ele é meu Deus em quem confio, assim como o escritor deste Salmo fez.

Mas há também um significado mais profundo nesta passagem, escondido à vista. Nestes versículos há quatro nomes para Deus: o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor, meu Deus. Por que o escritor usa quatro nomes diferentes em dois versos, e o que é significativo sobre isso?

 

  1. O primeiro nome, o Altíssimo, é a palavra hebraica Elyon. Ele sugere um monarca Supremo, um que é elevado acima de todas as coisas. O nome significa a majestade, soberania e preeminência de Deus. Ele carrega a conotação de um rei davídico que reina acima de todos os outros reis e é usado pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 14:18, descrevendo o encontro de Abraão com o sacerdote / rei Melquisedeque: "Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Era sacerdote do Deus Altíssimo ". Melquisedeque nos dá uma imagem de Cristo de várias maneiras, e é apropriado que esta história contenha o primeiro uso deste nome de Deus nas Escrituras. O versículo 1 fala à proteção de quem "habita no abrigo do Altíssimo", e isso nos leva a perguntar onde moramos. Nós moramos em nossa própria dúvida de si mesmo? Nós moramos em raiva? Nós moramos no que poderia ser ou o que poderia ter sido? Ou moramos no abrigo do Deus Altíssimo, o Santo rei do céu que promete proteger e nos manter?

 

  1. O segundo nome, o Todo-Poderoso, é traduzido da palavra Shaddai (Se você está pensando na canção Amy Grant agora, eu garanto que você não está sozinho). Shaddai tem muitos significados, mas, como você pode imaginar, sugere principalmente um Deus poderoso e poderoso que é forte além de nossa imaginação e é mais do que capaz de suprir todas as nossas necessidades. Ele é o Deus que separou o mar e controla toda a criação. Em Seu nome e em Seu poder, não há necessidade que não possa ser alcançada, e nenhuma circunstância ele não pode superar.

 

  1. O terceiro nome, o SENHOR, é o nome pessoal de Deus, revelado a Moisés na sarça ardente (Êxodo 6: 2). Este nome pessoal para Deus era considerado tão sagrado no judaísmo, que a pronúncia original é incerta, apenas que continha as letras YHWH, (JHVH em latim). Foi traduzido como Yahweh, Jeová, e mais frequentemente como o SENHOR (em todas as tampas). O significado deste nome é que representa um Deus relatable que procura para que nós o conheçam em um nível pessoal, profundo. O Deus que é todo-poderoso e divino governante de todas as coisas é também o Deus que conhece todos os cabelos em nossas cabeças, toda alegria e temor em nossos corações, e deseja que o conheçamos tão intimamente como um amigo. Este Deus que criou o universo e tudo o que ele contém não é apenas um ser distante e incognoscível, mas um Pai, redentor e amigo.

 

  1. O quarto nome, meu Deus, vem do hebraico Elohim. Esse nome aparece pela primeira vez no início da Bíblia em Gênesis 1: 1, "No princípio, Deus criou os céus e a terra". Quando Elohim ocorre nas Escrituras, normalmente é traduzido como "Deus". Em grego, é traduzido como Theos, que é onde obtemos nossa palavra teologia. Significa aquele que é o primeiro, ou o criador, e é tecnicamente uma palavra plural. Portanto, é apropriado que seja assim que Deus é referenciado em Gênesis 1: 1; Como um criador que é um, mas plural (Pai, ​​Filho, Espírito). O salmista está proclamando que o Deus em quem confia é o mesmo Deus que criou todas as coisas, o primeiro e o último, e o Deus que é eternamente fiel à Sua criação.

1 / 1

Please reload

ESTUDO BÍBLICO

bottom of page